domingo, 24 de maio de 2009

Restitui?



Hoje eu acordei com algumas idéias na cabeça, sobre o protestantismo que mesmo vivido/presenciado nos dias atuais. Logo lembrei dessa música, porque tenho algumas amigas marmotas que sempre se lembram de como eu amo essa música e fazem questão de cantá-la ou citá-la, não porque gostam da música em si, mas para provocar este pobre homem de Deus que vos escreve! rs

Um dos motivos pelo qual eu detesto essa música é pelo tom interativo dela.
- É, imperativo, sim! A maior parte da música que é dirigida a Deus, é cantada em verbos no interativo, ou seja, são ordens, exigências - Restitui! Sara-me! - E coisas absurdas - Eu quero de volta o que é meu! - Eu consigo imaginar perfeitamente a pessoa apontando o dedo pra Deus enquanto canta esta canção!

Não acho que ser humano algum tenha condições de exigir algo de Deus ou ordená-lo a fazer alguma coisa, afinal pode o vaso dizer ao Oleiro que Ele não o fez (Isaías 29:16).
- Será que agora o poste está mijando no cachorro? - Quem é o Senhor? Nós ou Ele?

Um outro problema é que segundo o dicionário, restituir é:
1. Devolver o que foi tomado ou o que se possui indevidamente.
2. Devolver o que nos foi emprestado.
3. Dar outra vez, fazer tomar.
4. Restabelecer no uso antigo.
5. Reintegrar; reabilitar.

Vamos pensar um pouco:
1 - Deus nos roubou alguma coisa? Tomou algo de nós?
Se sua resposta é afirmativa, a música até faz sentido, mas nesse caso, não seria Deus um ladrão?
2 - Então, talvez a música seja cantada para o próprio ladrão, quer dizer, pro diabo...
Não, eu não acredito nisso, simplesmente por causa dos versos "Sara-me" e "Lava-me", e também porque meu intuito aqui não é questionar o caráter dos cantores/interprétes/compositores, mas levar-nos a pensar no nível das coisas que nós fazemos, nas coisas que cantamos sem ao menos ponderar um pouco sobre o assunto, ou porque "tá todo mundo cantando" ou por ser a música da moda, fazemos as coisas sem nem ao menos saber o porque, mas eu pretendo falar mais sobre isso em um futuro tópico...

Só tem uma coisa, ao menos que eu consiga me lembrar, só tem uma coisa que Deus pegou de mim e que me pertencia, a unica coisa que eu realmente tinha algum direito: CONDENAÇÃO!

Todos nós estavamos condenados! Por conta de nossos pecados, o único direito que nós tinhamos era o direito de passar uma temporada de sofrimento eterno no inferno, mas Cristo, mudou essa história, Ele pegou todo escrito de dívida que era contra nós e cancelando-o, cravou-o na cruz (Colossenses 2:14)

Então, pergunto: Você realmente quer de volta o que é seu? Quer mesmo que Deus restitua?

Pense nisso!

8 comentários:

  1. Ih falou em algo q eu tb concordo tem muita coisa q é cantada q esta fora da PALAVRA D DEUS ,parece bonito tem aparencia d sabedoria mas só a misericordia d Deus p/ ñ sermos consumidos

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente ... nos temos que tomar muito cuidado com o que cantamso em nossas igrejas!!! pois talvez aquela adoração com os melhores solos que tocam no nosso ego esta sendo na verdade esta sendo uma agreção a Deus!
    precisamso aprender a adorar a Deus!!!! na simplicidade de tudo!!!
    wwww.markeliopinheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. o outro lado, ontem fui lembrado d uma passagem em Isaias 42 do 18-22 isso tb é algo a se pensar...mas q palavras temos q prestar atenção nas intençoes do coração e do espirito...ou seja voltarmos p/ a Palavra pq só ela é capaz disso

    ResponderExcluir
  4. Nossa Diogo, você é dos meus!!

    Olha, pensei um bom tempo pra escrever aqui sobre isso. Pesquisei se realmente era imperativo, e descobri que realmente é, e que essa questão de imperativo/subjuntivo é uma das que causam mais confusão nos falantes do português.

    Muito bem. Não que eu ame a musica, mas acho que com um esforço mental dá pra aceitar a mensagem: não ordenamos para que Deus nos restitua aquilo que nos foi roubado, antes pedimos (esforço mental, hã?).

    1º Deus não nos roubou nada, quem o fez foi o diabo;
    2º Deus, nossa Justiça, nosso Advogado, é quem pode resgatar aquilo que levianamente nos foi tirado.

    Bom, em poucos termos, acho que o autor da música pede a Deus que traga a restituição daquilo do o inimigo nos tirou. E cabe lembrar, que se o inimigo nos tirou algo, foi com a permissão de Deus, que soberamente, sabe de todas as coisas.

    Da mesma forma, existe uma "promessa" de restituição, mediante nossa fidelidade a Deus. Se não me engano (e nem deu tempo pra me certificar), está no livro de Joel (me perdoem se estiver falando besteira).

    Concluindo, uma vez que somente Deus pode nos garantir a vitória nessa empreitada que é a restituição, penso que a pessoa que canta antes CLAMA a Deus, do que lhe ordena algo.

    Ademais, grande parte das músicas usam verbos no tempo imperativo, como "VEM neste lugar..", e outros.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz com os resultádos desse primeiro post, afinal meu objetivo não é impor minha opnião sobre qualquer assunto simplesmente porque eu sou do "dono" do Blog.

    Meu objetivo aqui é que realmente paremos pra pensar nessas coisas muitas vezes cotidianas, que não tem nenhuma razão de ser.

    Tanto o Rafa quanto o Weslley estão de parabéns!

    É importante analisarmos a intenção do nosso coração, não é somente o que falamos, mas com que intenção falamos.

    Sobre a questão do "clamor" é algo que me deixou pensando e realmente acredito que o verbo no interativo também poderia ser usado nesse caso, mas voltando a dizer que isso envolve a intenção do coração.

    "Vem com tua glória sobre mim!" - Pois eu amo a sua presença e não posso viver sem Ti! - é muito diferente de "Restitui!" - Porque eu quero de volta o que é meu! - ou ninguém concorda?

    ResponderExcluir
  6. cara to contigo.. vejo q o pessual de maringa te contaminou.. é benção isso.. realmente, olhamos sempre pra Deus esperando aquilo que ele pode fazer, sempre pedindo, pedindo e pedindo, porem tudo já esta feito, Ele já nos entregou o cordeiro e nos restituiu a comunhão com Ele. devemos parar de olhar para nosso ventre e passar a olhar para o nosso Deus todo poderoso. Que o Senhor nos perdoe e nos ajude nessa caminhada, pois o nosso adversario veio senão para matar roubar e destruir, e ele tem feito isso na vida da igreja de maneira sutil, trabalhando na area dos pensamentos, distorcendo conseitos e valores..

    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Tenho que confessar que amei o fato de vc citar suas amigas marmotas uhahuauha

    ResponderExcluir
  8. eu endedo que uando o cantor fala de restitui traga de volta o que é meu, ele pede á DEUS de volta coisas boas que o diabo tirou e não DEUS, por um desviu ele deixou o diabo tira, mas DEUS É DEUS QUE RESTITUI TUDO NA NOSSA VIDA. assim eu entendo ..

    ResponderExcluir