quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Livre Arbítrio



Gostei demais dessa ilustração, pois ela me levou a pensar duas coisas.

1 - Somos realmente livres para escolher?

As pessoas não querem servir ao Senhor, porque querem ser "livres", mas acabam sendo escravos de alguém, escravos do dinheiro, escravos de seus sonhos...

Quando Deus criou o homem, era para o homem dominar sobre todas as coisas, mas o pecado fez exatamente o contrário, o homem passou a ser dominado por todas as coisas, passou a ser escravo de tudo e se recusando a servir ao Senhor porque quer ser livre, mesmo não sendo de fato.

2 - O que afinal nós temos feito com o livre arbítrio?

No quadrinho vemos que a pessoa escolheu ficar parada, imóvel em frente a TV assistindo novela.

Eu pessoalmente não tenho problemas com novelas, mas outro dia eu li em um site bem sarcástico: A internet é a maior prisão que existe.

Talvez você não tenha problemas com a internet, novelas ou seriados... mas o que você tem feito com o seu livre arbítrio?

5 comentários:

  1. ótima essa tirinha!


    Talvez vc não tenha problemas com a Internet... talvez tenha... (falo de mim, rs)


    abraço

    ResponderExcluir
  2. Sim, é óbvio que tenho problema com a internet... é meu único contato com o resto do mundo, mas sempre que tem algo melhor pra fazer, eu faço (ou ao menos tento)

    ResponderExcluir
  3. Ehh...pensando nisso, acho que a internet tbm age um pouco demais..
    o que devemos fazer é usá-la para glorificar a Deus, senão todo o tempo é perdido!
    ;D
    bjux
    =**

    ResponderExcluir
  4. DESAFIO BOM DE BÍBLIA
    Em que parte da bíblia está a expressão "livre arbítrio"?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu desafio, pena que você não estipulou prêmio. A princípio achei que realmente não havia essa expressão na Bíblia, ao menos não literalmente, porém ideologicamente sim.
    Fiz minha pesquisa com o termo "livre arbítrio" em várias versões da Bíblia em português (RA, RC, RF, NTLH e NVI) e como esperado nada encontrei.
    Mas eu resolvi procurar em inglês na versão King James. Em inglês "livre arbítrio" é "free will" e eu achei 24 referências, tanto na Versão King James quanto na versão American standart. Aqui estão os links:
    ( http://bibliaonline.com.br/kjv/s/*/freewill )
    ( http://bibliaonline.com.br/asv/s/*/freewill )

    Os versículos tratam das ofertas voluntárias. E segundo o aurélio, voluntário é um adjetivo que significa: Que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. / Que só age de acordo com a sua própria vontade; caprichoso, voluntarioso.
    ( http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Voluntario )

    Sendo assim, nós só podemos dar ofertas voluntárias se nós pudermos decidir por nós mesmos, se tivermos "livre arbítrio". Caso contrário não seria algo voluntário.

    Em Gênesis 2 nós podemos ver o homem usando seu próprio julgamento para escolher o nome dos animais que Deus havia criado, pois Deus deu essa liberdade a ele. E também vemos Deus dizendo ao homem que ele poderia comer de todas as árvores do Jardim exceto uma, e o homem, com sua liberdade de escolha, livre arbítrio ou como você prefira chamar, escolheu "ver novela".

    Padilha, muito obrigado pelo desafio, me fez pensar e pesquisar. Gostaria de mais comentários assim.

    Espero ter respondido ao desafio, caso contrário, pode mandar bala.

    ResponderExcluir